terça-feira, 7 de junho de 2011

Pesquisas e outras indicações (e uma reflexão para terminar o semestre)

Olá a todos.

O semestre está no fim. Foi um árduo trabalho de investigação e de desenvolvimento de actividades. Fica sempre a sensação de querer ter feito melhor, de que podia ter desenvolvido mais trabalho. A verdade é que a conciliação da pesquisa e dos trabalhos do mestrado com a prática diária docente ( aliada às novas sevícias com que foi desenvolvida a avaliação docente - que vai determinar 19 anos depois se eu sei ou não dar aulas) ... permitiu-me desenvolver o trabalho possível.

Numa vertente final, adquiri novos conhecimentos que me vão servir imenso para o desenvolvimento da tese, que deverá orbitar em volta do tema "Didáctica das línguas através do e-learning (Metodologias e estratégias de aprendizagem)". Gostaria que o grupo de estudos sobre a didáctica do e-learning (nas suas vertentes nas várias disciplinas - coisa que não existe em Portugal) que propus no almoço com os colegas fosse uma realidade, mas parece-me que não vai haver assim muita disposição nem espaço para o efeito... é pena, tanto sobre o trabalho colaborativo, e depois a tese tem que ser um trabalho solitário. Que ironia.

Mesmo assim apresento esta minha vontade de continuar a partilhar convosco o trabalho de pesquisa que vou fazendo:

O trabalho que é este Portfolio já pode ser considerado uma vitória, uma vez que foi a disciplina de PAOL que contribuiu para a sua fundação.

Os trabalhos sobre a auto-regulação e sobre a auto motivação, sobre as quais destaco as seguintes leituras:

http://www.ipv.pt/millenium/millenium34/18.pdf
http://www.secth.com.br/imagens/editor/e-book/manual_de_motivacao.pdf

aliado à mesma temática, o conceito de auto eficiência...

http://des.emory.edu/mfp/Bzuneck2.pdf
http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/aps/v25n4/v25n4a09.pdf

(este útimo muito interessante para os docentes, pois refere os reflexos da sua aplicação nas disciplinas de Português e matemática)

e o trabalho de Vygotsky, que continua ainda hoje a ser uma referência nos métodos de ensino-aprendizagem.

http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm (a possível aplicação da sua teoria no ensinos das línguas)

Ficam ainda muitas interrogações acerca de como podemos plicar estes métodos ao ensino das línguas à distância, mas essa é uma interrogação que me vai acompanhar no futuro, e também noutros posts que irão surgir neste Portfólio.

Saúde e sorte.

Sem comentários:

Enviar um comentário