Feedback relativo à proposta de aula do:
GRUPO 1
Após uma análise cuidada do trabalho apresentado pelo grupo 1, o grupo 2 vem por este meio apresentar as suas observações acerca do tema:
A aula experimental apresentada pelo grupo 1 apresenta-se de forma adequada e integrada de forma lógica dentro dos objectivos para o curso em que encontra integrada.É uma aula que, contextualizada dentro do programa apresentado no início do curso, define claramente os seus objectivos e as actividades que pretendem desenvolver no educando as competências previstas.
A aula, que se baseia no Powerpoint está bem ilustrada, embora os recursos multimédia pudessem mais ricos, a inclusão de um podcast ou de um ficheiro multimédia com um vídeo tornaria mais acessíveis os conteúdos para os formandos.
salientamos a inclusão de um quizz para que os alunos possam consolidar as suas aprendizagens, embora o feedback não seja imediato, o que acaba por impedir as acções de auto-reflexão e de melhoramento no momento. A inclusão de uma questão de resposta aberta convida à análise e ponderação acerca das aprendizagens, o que é de saudar.
De salientar ainda a quantidade de prompts que convidam a um melhor estudo acerca do tema e a um espaço de auto-aprendizagem que é uma virtude nesta aula, bem com a adequação de sobriedade e rigor gráfico da plataforma bem como da apresentação, que está de acordo com o tema tratado.
GRUPO 4
Ao analisarmos a aula do grupo 4, consideramos que os colegas estão de parabéns. A planificação da aula refere de forma explícita o tema, público-alvo, objectivos de aprendizagem redigidos de forma correcta, quer para a aula em análise, quer para a unidade temática em que se insere, contextualizando-a. Estão também enumerados conteúdos, competências e a avaliação relativos à mesma, sendo que uma das estratégias de avaliação será um e-portefólio.
A aula constrói-se a partir de uma apresentação agregadora de múltiplos recursos e de outros objectos de aprendizagem, contribuindo para uma variedade de actividades: hotpotatoes de vários tipos, actividades em grupo, actividades individuais. Este aspecto é importante visto ir ao encontro da teoria das múltiplas inteligências de Gardner. A apresentação da aula poderia estar mais bem conseguida a nível visual mas apresenta uma linguagem adequada ao nível de inglês pretendido, sendo a apresentação redigida de forma a que o aluno se sinta motivado e próximo do objecto de aprendizagem que está a explorar, de forma a que este sinta que o percurso que vai percorrer é individual e o objecto personalizado, através do uso da segunda pessoa do singular e de interrogações e reflexões dirigidas ao aluno. A apresentação, a partir da qual se constrói a aula, apresenta um índice e objectivos de aprendizagem, contribuindo para um momento introdutório bem estruturado. Ao longo da apresentação também podemos observar momentos promotores de auto-avaliação e reflexão, contribuindo para a auto-regulação do aluno e para que este se torne progressivamente autónomo. Para este último aspecto também contribui uma lista de recursos externos que permitem ao aluno pesquisar e explorar os conteúdos apresentados, consoante as suas necessidades e aprendizagem. Outro aspecto bastante positivo a referir é o facto de os professores/tutores disponibilizarem os seus contactos, mostrando-se disponíveis e acessíveis para mediar as aprendizagens dos alunos.
Consideramos que, no geral, o grupo apresentou um bom trabalho!
GRUPO 5
Gostaríamos de dar os parabéns ao grupo 5 pela aula que preparou. O website criado é claro e objectivo, estando o objecto de aprendizagem disponibilizado enquadrado e adequado ao que se pretende, bem como devidamente enquadrado ao nível de estratégia pedagógica. Ao enunciarem a estratégia pedagógica salienta-se uma preocupação em promover-se uma aprendizagem autónoma e flexível, assim como uma concepção de professor enquanto mediador de conhecimentos que os alunos terão a oportunidade de aprofundar mediante as tarefas propostas.
Relativamente ao objecto de aprendizagem em sim, isto é, a apresentação, esta é clara, objectiva, apresenta um aspecto gráfico motivador e profissional. Encontra-se também muito bem estruturada, começando por ser referido o conteúdo/tema a ser abordado, os objectivos que o aluno deverá atingir (centrando-se no aluno e ajudando-o no seu processo de auto-regulação), referindo as palavras-chaves que surgirão ao longo da mesma, o suporte técnico necessário e apresentando links exploratórios para que os alunos, de forma autónoma possam aprofundar conhecimentos consoante as suas necessidades ou interesse.
A aula proposta apresenta também momentos intercalados de avaliação, permitindo aos alunos, através de uma actividade prática de carácter formativo, autovaliarem-se e apropriarem-se do conhecimento, desenvolvendo as suas competências no tema proposto.
Por todos os aspectos referidos, achamos que esta actividade de aprendizagem está adequada ao público, modalidade de ensino e objectivos propostos, considerano nós que este desafio foi superado pelos colegas.
GRUPO 7
Boa tarde.
Tendo em conta uma observação cuidada da aula apresentada pelo grupo 7, o grupo 2 vem por este meio expor o seu comentário.
Significado da aprendizagem para o aprendente.
Esta aula destina-se claramente a um púbico adulto e com uma série de conhecimentos anteriores que permitirá desenvolver a aprendizagem aqui trabalhada. A aula está esquematizada de uma forma muito funcional, o que clarifica em muito a sua organização. O trabalho de pesquisa é ajudado pela introdução teórica, bem como pela vídeo motivacional, que, mais do que explicar, induz nos alunos um tipo de dúvida que os faz procurar o seu própria aprendizagem e assim chegar ao conhecimento, o qual é explicitado na actividade final da aula.
Autonomia no processo de aprendizagem.
o processo de aprendizagem preconizado pelo grupo 7 pressupõe uma autonomia total da parte do aluno, pelo que
O aspecto gráfico da aula, embora não sendo inovador é sóbrio e funcional, o que permite ao aluno desenvolver o seu percurso formativo. O facto da aula estar dividida em 2 seria confuso para o aluno não fosse o facto de se encontrar explícito na apresentação. Esta aula necessita de conhecimento a à priori por parte do aluno do interface a utilizar, e o facto da apresentação, no final voltar ao início sem indicação pode tornar a aprendizagem algo complexa.
O facto de não preconizar trabalho de grupo acaba por não ser um incentivo ao trabalho cooperativo, e logo á troca de ideias e reflexão.
Aprendizagem por pequenas unidades e prompts
Embota o objecto desta aprendizagem não seja acessível, tendo em conta a sua natureza, a aula encontra-se correctamente dividida, e com acesso a literatura facilitadora bem como mais locais onde o aluno pode continuar a desenvolver a sua aprendizagem de forma correcta e segura
Feedback
O facto do feedback ser imediato e também acontecer "a posteriori" pode trazer muita motivação ao aluno, o qual assim se encontra a ser acompanhado de forma a manter elevado a sua auto-regulação a fim de desenvolver a sua aprendizagem.
GRUPO 8
Boa tarde, colegas!
Devido à idade e imaturidade do público-alvo partimos do pressuposto que a aula apresentada é um complemento à aula presencial.
Contudo, consideramos que a aula está bastante interessante e é adequada aos destinatários.
A plataforma é de fácil utilização por parte dos alunos à excepção, na nossa opinião, das wikis que poderão ser um pouco de difícil formatação para alguns alunos.
A aula é iniciada com a apresentação de um filme sintético e de curta duração (2 min 10 seg) sobre o ciclo da água. Acreditamos que é uma estratégia apropriada uma vez que a aprendizagem é estimulada pela via auditiva e visual. A duração do vídeo é a ideal pois requer atenção por um curto período de tempo, sendo este um aspecto importante em ter em consideração nesta faixa etária.
Após este momento, são propostas diferentes actividades de investigação (experiências). O facto de cada grupo realizar apenas uma experiência irá proporcionar um momento de “apresentação à turma” onde os alunos deverão explicar a experiência realizada e divulgar as conclusões a que chegaram. Todavia, pensamos que ficou pouco explícito de como se irá processar as experiências: cada aluno realizará em sua casa e depois debaterá os resultados observados ou levarão a cabo a experiência na escola com a orientação do professor?
A inclusão de hiperligações para aprofundamento dos conhecimentos é essencial favorecendo uma aprendizagem de forma autónoma consoante as suas necessidades ou interesse.
Gostámos particularmente do último link uma vez que tem um ambiente de aprendizagem apelativo, é intuitivo, explica com uma linguagem adequada e permite o aprofundamento no momento caso o aluno o deseje (imagem em anexo).
Assim, sugeríamos que este fosse a primeira sugestão uma vez que, devido às atitudes características da idade dos aprendentes, duvidamos que estes percorressem todas as hiperligações sugeridas.
Os jogos e os quizzes são uma mais-valia, em particular, nesta idade pois é uma forma lúdica de aprender e de o aluno auto-avaliar o seu conhecimento.
A apresentação termina com a auto-avaliação formal do aluno sobre o seu desempenho, processo fundamental para uma aprendizagem significativa.
Um outro aspecto que considerámos interessante foi o “Contrato de Aprendizagem”. Este co-responsabiliza o aluno, o Encarregado de Educação e o professor pela aprendizagem, situação extremamente importante nesta faixa etária.
Assim, o grupo 2 felicita o grupo 8 pelo trabalho desenvolvido!
Sem comentários:
Enviar um comentário