Grupo 2- Ana Borges; Ana Ferreira; Joana Vaz; João Grilo
Aspectos motivacionais:
1. Significado da aprendizagem para o aprendente
A aula apresenta o tema do pensamento crítico, começando desde logo por suscitar o mesmo através de uma provocação feita com a famosa frase de Descartes (Cogito ergo sum). De seguida é apresentada a forma como se irá estruturar a aula e apresentados os objectivos de aprendizagem, para que o aprendente saiba de forma explícita que competências irá trabalhar ao longo desta sequência de aprendizagem. Como o primeiro objectivo deixa transparecer, desenvolver o “pensamento” crítico é uma competência transversal a todo o processo de ensino/aprendizagem, devendo portanto esta sequência ser do seu particular interesse.
2. Autonomia da aprendizagem
A aula está bem estruturada iniciando-se com a apresentação dos objectivos de aprendizagem e incentivando à estipulação de objectivos de aprendizagem pessoais.
Todo o processo de aprendizagem é extremamente orientado (Veja o vídeo, anote as ideias principais, revela as anotações, avalie, etc.). Salientamos o facto de a exploração do tema ser incidido exclusivamente numa página Web e só no final (após a avaliação) é sugerido a leitura de mais um artigo e o visionamento de um vídeo. Consideramos, então, que esta aula não estimula suficientemente a procura, a pesquisa e o aprofundamento de conhecimentos.
Uma vez que não é proporcionada qualquer actividade de interacção ou colaboração com os colegas, o debate e discussão de ideias também não foram explorados.
Consideramos a existência de momentos de auto-avaliação intermédios uma boa metodologia pois vai dando feedback ao aprendente, motivando-o nas suas aprendizagens.
3. Feedback
No que diz respeito ao feedback nos momentos de avaliação (quizzes e reflexão final), estes estão de acordo com a natureza da actividade: imediata nos quizzes e enviada posteriormente na reflexão. Contudo, os feedbacks dos quizzes, a nosso ver, não são muito bem conseguidos: se o aprendente acerta, o feedback é apenas “Correcto!” caso contrário apenas informa que está incorrecto e incentiva a “Tentar de novo!” estimulando a aprendizagem por “tentativa e erro”. Este deveria esclarecer o erro, justificando o porquê do mesmo, e/ou orientar o aprendente.
Consideramos interessante a existência de pistas no terceiro quis que poderão ser consultados antes e/ou depois da verificação das respostas.
Aspectos positivos:
Apresentação dos objectivos de aprendizagem e (“Acrescente os seus objectivos de aprendizagem.”)
Materiais apelativos, adequados, objectivos e concisos.
Momentos de avaliação formativa de naturezas distintas (escolha múltipla, sequência e completar espaços) e adequadas às orientações dadas (Ex. Pedir ao aprendente que “Anote os nomes dos diferentes elementos e a sua definição” e depois realizar o terceiro quis que consiste na aplicação e interpretação dessas informações com o preenchimento de espaços).
Aspectos negativos:
Ambos os vídeos são em inglês, não estando legendados, pressupondo um bom domínio da língua.
Os dois primeiros quizzes não avaliam, propriamente, os conhecimentos adquiridos com a aula uma vez que o seu nível de dificuldade é deveras reduzida sendo de possível resolução por exclusão de partes.
O número reduzido de perguntas dos quizzes.
4- Aprendizagem por pequenas unidades e Prompts
No caso desta aula, consideramos que esta já engloba em si o conceito da aprendizagem por pequenas unidades, estando a aula apresentada de forma a tratar um único conteúdo: o do Pensamento Crítico. Consideramos que esta unidade se encontra bastante bem tratada a nível teórico e com os dados necessários para que o formando possa evoluir na sua aprendizagem, sendo assim um excelente incentivo à construção de um conhecimento sólido e eficaz nas aulas/pesquisas seguintes.
No respeitante aos prompts, o grupo considera que a inclusão dos ficheiros hotPotatoes é sempre eficaz para que o formando possa aplicar em situações concretas o seu próprio conhecimento e assim auto avaliar-se, No entanto fica a sensação que o tipo de exercício e a sua resolução ficam muito aquém do esperado para este tipo de assunto abordado, pelo que consideramos que uma frase/puzzle, um texto lacunar e um exercício de escolhas múltiplas apenas com uma questão pouco irão ajudar o formando e poderão até deixá-lo com a sensação de que é demasiado conhecimento para tão pouca aplicação.
No caso da hiperligação à página internet, parece-nos adequada, e com o assunto bem estruturado. Além disso consegue complementar a aula dada, evitando o erro costumeiro que é torná-la redundante, ou apresentar um link redundante em relação à aula anteriormente apresentada.
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