Exercício 2
Em que medida as aulas que estão a preparar ajudam os alunos/aprendizes a:
a)Não adiar as tarefas de aprendizagem…
b)Serem autónomos na utilização/procura de recursos para aumentar o seu conhecimento dos conteúdos implicados…
c)Protegerem-se de factores distractores…
d)Identificar ideias principais…
Consideramos que as aulas que preparámos ajudam os alunos/aprendizes a não adiar as tarefas de aprendizagem visto que, a aula foi estruturada sob a forma de tarefas cuja complexidade vai sendo gradual. Consideramos que este tipo de estrutura ajuda os alunos a mentalmente irem fazendo uma checklist das tarefas que já concretizaram e simultaneamente das tarefas que vão desenvolvendo. O feedback imediato, conseguido através de exercícios hotpotatoes, e o registo que a plataforma moodle proporciona de todas as tarefas realidades, também constituiu um incentivo e uma ferramenta de auto-avaliação e regulação das competências a serem desenvolvidas, criando-se assim um ambiente propício à auto-motivação e ao não adiamento de tarefas.
A promoção da autonomia na utilização e procura de recursos por parte dos aprendizes para que aumentem o seu conhecimento dos conteúdos implicados foi um dos aspectos que nos levou a criar seis propostas de tarefas/recursos/páginas, integradas na secção “Procure saber mais”. Esta é uma secção de carácter não obrigatório, relacionada com o tema e que apresenta sugestões de páginas ou recursos, sendo que para esta unidade seleccionámos alguns com algum registo de algum humor. Esta secção foi pensada para promover e mediar a autonomia dos alunos, motivando-os a explorem os recursos que mais lhe suscitem interesse ou a procurarem outros que não os sugeridos.
Com o objectivo de levar os alunos a protegerem-se de factores distractores as tarefas vão intercalando momentos menos práticos com momentos mais práticos, de auto-avaliação e aplicação de competências, de forma a motivarem os alunos, incentivando-os a perseguirem os objectivos a que se deverão propor e enunciados no início da unidade.
Teve-se o cuidado prévio, ao preparar esta unidade de aprendizagem de ter em conta um público-alvo específico, determinado número de horas, objectivos, competências e momentos de avaliação. Todos esses elementos constam da planificação da estrutura da Unidade Curricular em que esta unidade de aprendizagem se insere. Por conseguinte, todos os materiais e recursos disponibilizados foram pensados tendo em conta os elementos dessa planificação e a modalidade em que esta iria decorrer. Tendo em conta todos estes factores, e antecipando algumas dificuldades ou problemas advindos da modalidade de ensino electrónico e do público-alvo em questão, teve-se um especial cuidado em criar objectos de aprendizagem e recursos que fossem ao encontro das necessidades dos alunos, que lhes permitam apropriar-se dos mesmos e desenvolver competências e aprendizagens significativas. Fruto destas preocupações é a forma como a unidade está estruturada: sob a forma de breves tarefas, individuais e colaborativas, que conduzam a um desenvolvimento gradual, pessoal mas também colaborativo, tentando-se criar um ambiente propício e motivador ao desenvolvimento cognitivo e afectivo.
Cumprimentos,
Grupo 2: Ana Borges, Ana Ferreira, João Grilo, Joana Vaz
Sem comentários:
Enviar um comentário