quinta-feira, 2 de junho de 2011

Da educação para um mundo global

"Think global, act local"

Esta frase, moto dos movimentos global-ecologistas, tem toda a razão de ser neste blog, porque pensar um sistema educacional, ainda por cima assente numa lógica de e-learning, não pode ser dissociada de uma percepção de como funciona o mundo.

As realidades locais estão a ser alteradas por um processo de globalização que acaba por ter os seus custos, numa vertente que ainda não conseguimos apurar realmente quais serão as consequências dos actos que nestes tempos achamos, numa perspectiva muito "Real Politik" de que é assim que funciona o mundo, e sendo desta forma, pouco podemos fazer para o melhorar.

A consciência global de um problema é um ponto a favor para qualquer educador. Numa perspectiva de um formador on-line, como será que os aluno do continente americano, asiáticos ou da África sub-Sahariana verão os Europeus. Como poderá o formador on-line lidar com estudantes que acham que somos diferentes, e em muitos casos, responsáveis pelo desequilibro da qualidade de vida e da igualdade de oportunidades. Os problemas com os grupos extremistas islâmicos são, em grande parte consequência deste desequilibro. O que acontecerá quando toda a população mundial tiver consciência das consequências do nível de vida que levamos? Que consequências estão ainda reservadas para nós e para todos aqueles que arrastamos nesta espiral de consumo?

A percepção e assumpção do problema é a primeira condição para podermos lidar com ele no sentido de encontrarmos uma solução. Numa perspectiva @cológica, :-) preste atenção a este vídeo, no qual a activista e guru ambiental Annie Leonard explica como funciona o sistema do consumismo que alimenta o capitalismo, e como isso prejudica a vida de todos.

Saúde e sorte.

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