O investigador tem a um trabalho árduo, mas que é compensador. O trabalho de procurar sempre, um pouco mais além as respostas para as questões que acabam por ser a razão do seu trabalho. A syua responsabilidade é, como qualquer bom detective, descobrir onde poderá estar a ponta de um novelo que se encontra disperso, e trazê-lo ao conhecimento geral.
Na senda de uma pesquisa efectuada anteriormente, cheguei até este vídeo, onde Sir Ken Robinson, um investigador de renome mundial disserta acerca das mudanças na educação e como podemos alterar aquilo que está estabelecido, como sendo uma realidade.
O problema das realidades é que são temporais, e o sistema de Leis não se pode aplicar à educação (um dos factores pela tanta desconfiança acerca das chamadas "Ciências da educação"). Uma ciência baseia-se em conhecimentos empíricos, tem um método, uma taxonomia e uma série de dogmas testados e cridos como reais. A educação baseia-se em teorias que podem ou não ser testadas. E os alunos? como se sentem enquanto cobaias? e durante quanto tempo é considerada uma teoria viável tento em conta o tempo de duração e a sua adaptação ao "zeitgeist"?
Todas estas reflexões são espelho desta comunicação. Façam a vós próprios um favor e veja-na.
(para ter legendas, basta clicar no botão CC que se encontra na barra inferior do youtube.
Saúde e sorte.
Sem comentários:
Enviar um comentário